Para dispor de uma boa gestão logística, isso depende de vários fatores, entre eles é contar com um inventário de estoque eficiente. Esta é uma prática que ajuda os gestores a terem melhor controle do que entra e sai do armazém e possibilita maior agilidade nas execuções de tarefas como movimentação e distribuição de mercadorias.
Neste contexto, fazer o inventário de estoque significa identificar, classificar e contabilizar todas as mercadorias armazenadas. Com isso, as informações são levadas à equipe de trabalho e assim identificam determinados gargalos no armazenamento e auxilia na tomada de decisões que evitam prejuízos nos negócios.
É importante frisar que o inventário de estoque está diretamente ligado com toda operação logística. Por isso, a devida organização do armazém facilita o trabalho de movimentação e distribuição dos itens, além de evitar atrasos nas entregas e aumentar o nível de satisfação dos clientes.
Isto posto, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, saiba para que serve o inventário de estoque e como este ajuda a gestão logística.
O que é inventário de estoque?
O inventário de estoque é um levantamento completo de todos os produtos armazenados no estoque de uma empresa. A partir disso, ele identifica, classifica e determina cada valor dos produtos em questão.
Dessa forma, o inventário refere-se aos bens que constam no estoque e são direcionados à venda, devendo ainda conter o local em que a mercadoria se encontra, sua descrição e a quantidade existente.
Ademais, o estoque gera custos variáveis e fixos os quais minimizam custos extras a partir de um planejamento bem elaborado. Para entender melhor, os custos variáveis envolvem perda e deterioração de produtos e custos de operação e manutenção. Já os fixos estão relacionados ao local de armazenamento, funcionários, seguros e gastos com equipamentos. Outra questão considerável, é que o bom controle do estoque auxilia na prevenção de perdas e roubos de mercadorias.
Para que serve o inventário de estoque
O inventário tem a função de controlar o estoque de forma correta. Desse modo, verifica-se qual o real estoque existente no armazém da empresa. Logo, caso a empresa tenha comprado produtos em excesso ou ocorrido algum extravio e perda de estoque, identifica-se as informações no intuito de que os colaboradores adotem ações rápidas e eficazes para solucionar os problemas existentes.
Tipos de inventário de estoque
Atualmente os tipos de inventário de estoque mais utilizados são o rotativo e o periódico. Sendo assim, o modelo rotativo funciona com periodicidade pré-definida, seja diariamente, semanalmente, mensalmente ou semestralmente. É ideal que os dados sejam atualizados em intervalos de tempo determinado, sendo bastante recomendado para empresas com grande giro de produtos.
Já no modelo periódico, o inventário é realizado em um período que será determinado pela empresa, porém não é pré-definido e menos constante quando comparado com o rotativo. Esta modalidade oferece demonstrativos financeiros detalhadamente.
Toda empresa necessita de um inventário de estoque?
O recomendado é que toda empresa de qualquer porte e segmento precisa realizar efetivamente um inventário de estoque, sobretudo para contenção de gastos.
Só para exemplificar, um e-commerce precisa do inventário de estoque para saber quais são os produtos armazenados e a quantidade exata de cada um deles. Devido a isso, propicia ações que desafogue os produtos em excesso e efetue a compra daqueles que estão em falta.
Além do mais, vale ressaltar que esse controle evita a venda de produtos que não estejam em estoque, pois caso contrário, causaria a insatisfação dos clientes.
A importância do inventário de estoque
De modo geral, o inventário de estoque resulta em diversos benefícios cruciais para que a gestão logística se torne mais eficiente, tais como:
- Melhoria na gestão de estoque;
- Maior controle de entrada e saídas de mercadorias;
- Melhoria no atendimento ao cliente;
- Eliminação de produtos danificados;
- Aperfeiçoamento na organização de estoque;
- Diminuição de perdas e desperdícios;
- Redução de custos.
Em razão disso, o estoque inventariado atende devidamente os pedidos de cada cliente, já que evitam-se atrasos e problemas de estoque. Além disso, ajuda na entrega de informações fiscais ao governo, evitando diferenças de dados.