O transporte de cargas é uma atividade que conta com modalidades de entregas diversas, as quais funcionam conforme necessidade de cada cliente. Desse modo, entre esses tipos de entregas, podemos destacar como um dos principais, o transporte de cargas dedicado.
Posto isso, o transporte de cargas dedicado refere-se ao modelo de entrega em que a carga possui exclusividade, isto é, não há divisão do compartimento do veículo com outras mercadorias. Com isso, de modo geral, o cliente utiliza o veículo em sua totalidade por meio da contratação de um serviço exclusivo, mesmo que este não ocupe todo espaço do veículo.
Neste contexto, para saber mais sobre esse tipo de entrega, a seguir, preparamos algumas dicas importantes para o transporte de cargas dedicado. Confira:
Exclusividade e cuidados específicos
A modalidade de transporte dedicada tem como principal característica a exclusividade.
Entende-se que cada mercadoria possui aspectos próprios e cuidados específicos durante o transporte, sendo então necessário a iluminação adequada, ventilação, temperatura e outras particularidades.
Devido a isso, é comum as mercadorias que exigem esses cuidados específicos serem transportadas por meio do modal dedicado. Exemplo disso, são os produtos líquidos perigosos, os quais não podem dividir o transporte com outros, já que colocaria a sua integridade em risco. Por isso, a recomendação pela exclusividade da carga, principalmente para que a sua movimentação e distribuição seja realizada de forma eficiente.
Além disso, vale ressaltar que, neste tipo de transporte existem cuidados obrigatórios que visam garantir a segurança da sociedade e do meio ambiente. Logo, o carregamento exclusivo, com todos os cuidados aplicados garantem a proteção necessária para todos os envolvidos.
Rastreamento das cargas
É crucial o uso de softwares com a finalidade de proporcionar a qualidade e a segurança durante as operações logísticas. Assim, nesse tipo de transporte a rastreabilidade de mercadorias permite o acompanhamento dos status de entrega e ainda, com informações em tempo real. Por consequência, esse sistema viabiliza maior assertividade e eficácia nos processos logísticos dedicados.
Ademais, o rastreamento de cargas é visto como grande benefício, dado que facilita o trabalho do operador logístico e colabora nos índices de satisfação aos clientes, pois também podem acompanhar o andamento do processo.
Personalização
Outra relevante característica da carga dedicada é a personalização. Dado que, possibilita a personalização de equipamentos, como os próprios veículos, seja com a marca da empresa, o produto ou ainda, alguma promoção de sazonalidade.
Por esse motivo, torna-se um investimento considerável para quem deseja aproveitar o transporte de cargas também como estratégia de marketing. A partir disso, os consumidores já terão acesso e conhecimento dos serviços antes mesmo de adquiri-los, o que consequentemente gera maior atração dos mesmos.
TMS
O TMS é um sistema que serve para obter o controle total das operações, visto que por meio dele, encontram-se os números reais sobre todas as atividades realizadas pela empresa. Em função disso, é relevante o uso do TMS nos processos de transporte de cargas dedicados, ainda mais porque, auxilia nas tomadas de decisões e estrutura os processos de maneira eficaz.
Portanto, essas são algumas dicas fundamentais para que o transporte de cargas dedicado seja realizado com segurança, qualidade e eficiência. Isso porque se trata de uma modalidade bastante utilizada pelo setor logístico.