Já não é mais uma novidade que a logística 4.0 tem otimizado as operações do setor logístico e melhorado seus resultados consideravelmente. A partir de novas tecnologias e recursos que tem como objetivo gerar mais agilidade, eficiência e redução de custos, além de outros benefícios considerados cada vez mais importantes que resultam em diferencial competitivo.
Desse modo, as ferramentas que compõem a logística 4.0 tem se tornado primordial também para superar os desafios existentes no setor e atender as demandas dos clientes exigentes.
O que é logística 4.0?
Sobre a logística 4.0 seu conceito é ligado ao da indústria 4.0, que é um termo referente a larga produção de escala e com grande quantidade de produtos. Com isso, conserva artigos disponíveis através do acúmulo de estoque, no intuito de atender os pedidos dos clientes sem o risco de faltar mercadoria.
Neste sentido, os sistemas de produção e a tecnologia tem avançado e junto com eles, tem aumentado o nível de exigência dos clientes. Por isso, as empresas do setor devem focar na necessidade e na satisfação dos clientes por meio de serviços personalizados e entregas rápidas.
Todavia, para que todo o processo ocorra de maneira eficaz é preciso manter todos os setores alinhados e assim aprimorar cada etapa do processo logístico. Por consequência, diminui o consumo de matérias primas e términos dos produtos, além de restringir o nível de estoque, aumentar a agilidade dos processos e otimizar.
Sendo assim, as empresas passam a ter mais autonomia e não depender dos grandes centros de distribuição, assim como toda supply chain tem ganhos em eficiência, qualidade e redução dos prazos. E foi a partir disso que a logística 4.0 surgiu da indústria 4.0, só que agora tornando as empresas ainda mais competitivas.
Em vista disso, a logística 4.0 seria basicamente a evolução da tradicional, mas com principal objetivo de investimento em sistemas tecnológicos, a fim de usá-los como aliados no crescimento dos negócios.
Como funciona a logística 4.0?
A saber, a logística 4.0 potencializa os resultados pois utiliza análise de dados e sistemas inteligentes que automatizam os processos. Tais práticas são cruciais para quem deseja dominar o mercado atual e vencer a concorrência a partir de uma logística automatizada, rápida e eficiente.
Por essa razão, esta é considerada uma das maiores estratégias da atualidade, visto que aumenta os resultados, evita desperdícios, minimiza custos e potencializa a cadeia de distribuição. Sendo que para tudo isso ocorrer é necessário contar com softwares que ajudem a controlar todos os processos, além de disponibilizar informações atualizadas e acessíveis.
Principais mudanças no setor
Em relação às mudanças ocorridas na logística dentre as principais estão:
- Redução nos volumes de estocagem de matérias primas.
- Desenvolvimento de fornecedores aptos ao atendimento de pedidos.
- Desburocratização dos processos.
- Redução de custos com perdas de ativos e com transportes.
- Transformação do processo de estocagem e armazenagem.
- Integração e compartilhamento de dados.
- Aumento da segurança.
- Identificação de problemas, permitindo ações rápidas e práticas pertinentes a fim de solucionar tais questões.
- Proporciona o fluxo de informações, serviços e produtos.
Benefícios
Com a aplicação da logística 4.0 adquire-se benefícios relevantes, tais como:
Redução de perdas – Isso ocorre porque a empresa passa a conhecer melhor sobre os produtos que serão entregues. Outro ponto importante, é que permite reduzir perdas de estoques e problemas com extravios ou avarias.
Redução de custos – Com a redução de perdas automaticamente há também uma redução de custos, os quais também otimizam e desburocratizam processos e deixam as empresa mais competitivas.
Melhora a análise de dados – Com o investimento em tecnologia o principal resultado é obtido por meio de sistemas que ajudam a potencializar a análise de dados. Isso porque, o setor lida com um grande volume de dados diariamente, logo, torna-se essencial que os mesmos sejam bem trabalhados.
Foco nas estratégias – Entre os principais objetivos da logística 4.0 está relacionado ao foco nas estratégias de negócios. Devido a isso, aprimoram-se e modernizam a gestão, eliminando gargalos e desperdícios, além de otimizar o tempo sem comprometer a qualidade dos serviços prestados.
Aumento da satisfação dos clientes – Certamente com as melhorias proporcionadas por essa modernização, haverá um ganho significativo no aumento da satisfação dos clientes. Dado que as empresas atenderão às necessidades dos clientes mais exigentes, e consequentemente os fidelizarão.
Portanto, a logística 4.0 é uma das mais importantes modernização do setor, principalmente com o avanço da tecnologia nos últimos anos. Por esse motivo, tem resultado no crescimento das empresas logísticas que o aplicam em suas operações.