O setor logístico atenta-se às novas formas e estratégias para garantir que as entregas dos clientes sejam realizadas de maneira efetiva. Dado isso, existem atualmente diversas modalidades de entregas no intuito de atender os diferentes tipos de demandas, como por exemplo, a operação hotline.
Neste sentido, esta entrega tem como finalidade assegurar que as mercadorias cheguem ao seu destino com maior agilidade, além de ser uma ajuda crucial para as transportadoras obterem diferenciais competitivos.
Diante disso, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir saiba o que é e como funciona o transporte hotline. Confira:
O que é o transporte hotline?
O transporte hotline nada mais é do que uma entrega “a jato”, isso porque foi criada especialmente para realizar as entregas dos itens que demandam urgência. Pois, os frete convencionais costumam demorar alguns dias para realizarem essas entregas, diferentemente do hotline que executa o processo no mesmo dia do pedido. Desse modo, ele ocorre por meio do modal aéreo, ou ainda, a partir da integração entre os modais de transporte.
Geralmente, a operação logística hotline exige que a mercadoria em questão seja acompanhada de algum dos funcionários da transportadora, o qual ficará responsável pela entrega desde a retirada com o fornecedor, até o destino final.
Assim sendo, as demandas consideradas urgentes chegam ao seu destino com maior rapidez, segurança, pontualidade e os produtos em perfeitas condições de uso. Consequentemente, essa operação gera ótima experiência aos envolvidos e ainda reduz prejuízos.
Os tipos de cargas que são entregues pela operação hotline
Algumas mercadorias têm seus processos de entregas realizados por meio da operação hotline. Entre os quais estão:
Equipamento ou peças direcionadas à área da saúde – Muito comum que seja contratada a modalidade hotline para a entrega de reposição de peças ou equipamentos destinados à área da saúde. Exemplo disso, são os materiais utilizados em cirurgias, os quais exigem uma logística ainda mais rápida e segura.
Equipamentos ou peças automotivas – Empresas do setor automotivo também procuram por essa modalidade para repor peças e equipamentos. Já que dependendo do item em falta, poderiam até mesmo parar a produção enquanto espera a chegada da peça nova, o que resultaria em prejuízos financeiros.
Documentos com prazo de validade – Existem ainda, entrega de documentos que precisam de assinatura em um curto espaço de tempo. Por esse motivo, requer urgência a fim de conter erros ou possíveis prejuízos.
Posto isso, com o crescimento das demandas urgentes, o transporte hotline aparece como uma opção viável para garantir a efetividade desse tipo de operação. Pois, além de possibilitar maior agilidade e segurança, também disponibiliza diferenciais competitivos importantes para as transportadoras que oferecem esse serviço.
Portanto, a operação hotline é uma modalidade do transporte de cargas fundamental para produtos ou serviços que exigem ainda mais rapidez, sobretudo com prazo de entrega de 24 horas. Pois, este serviço possui todos os requisitos necessários para que esse tipo de operação seja realizada eficientemente.