Geralmente uma das maiores preocupações no transporte de cargas é a garantia de que as mercadorias cheguem ao seu destino em perfeitas condições. Neste sentido, as transportadoras buscam constantemente formas de evitar que este seja um problema recorrente, por isso, muitos acabam utilizando duas estratégias conhecidas por: picking e packing.
Sendo assim, estes são processos utilizados na logística com o objetivo de separação dos produtos nos centros de distribuição da indústria e do varejo. Posto isso, essa é uma etapa importante, principalmente para quem pretende encantar e fidelizar seus clientes. Embora seja uma operação complexa, a adoção desse tipo de técnica é cada vez mais crucial para assegurar que os produtos cheguem ao seu destino sem nenhuma avaria.
Mas, o que é Picking?
A saber, o Picking é um dos principais processos logísticos, uma vez que é nesta fase que acontece a separação e preparação dos pedidos de vendas. De modo geral, é nesta etapa que ocorre a coleta dos produtos no estoque. Em seguida, há uma separação cuidadosa das encomendas, o que consequentemente torna-se fator fundamental quando o assunto é fidelização dos clientes. Em função disso, a automatização desse processo tem tido investimentos constantes nas empresas.
Com isso, existem diversos métodos de separação do Picking:
- Picking discreto — separação feita por pedido, em que o funcionário executa um processo por vez, do início ao fim;
- Picking por zona — é a separação dividida por zona de estoque, e cada colaborador fica responsável por apenas uma unidade de manutenção do estoque;
- Picking por lote — essa separação divide o estoque por lotes, cada colaborador se responsabiliza por um lote, que é composto por vários SKUs;
- Picking por onda — separação realizada conforme as SKUs contida no pedido, cada funcionário se responsabiliza por apenas um SKU, porém, há o intervalo de tempo determinado para isso, o que evita o acúmulo de pedidos.
E o que é Packing?
Já em relação ao Packing, trata-se do processo de embalagem dos produtos antes de serem enviados ao consumidor final. Entende-se que essa é uma etapa importante no serviço de envio de mercadorias de cargas fracionadas. Pois, em geral, se tratam de pequenas encomendas, mas que exigem acomodação eficiente para que seu transporte seja realizado em segurança.
Devido a isso, o packing pode ter diversos objetivos, entre os principais estão a unitização dos pedidos e manutenção de qualidade do produto. Além da prevenção de furtos e roubos a partir da descaracterização de embalagens originais.
E assim como ocorre no picking, existem alguns métodos packing, como por exemplo:
Enchimento solto – Neste método, o produto é colocado em uma caixa maior com alguns materiais a mais de proteção como espuma, papel ou bolinhas de isopor;
Calçamento e escoramento – As embalagens são calçadas e escoradas com material resistente, com o objetivo de proteger partes específicas da encomenda;
Envolvimento – Os materiais de proteção envolvem por completo as unidades da encomenda, entre os materiais mais utilizados estão o plástico bolha, encaixes de isopor ou embalagem inflável;
Revestimento moldados – No caso dos revestimentos, eles são feitos especificamente para o produto, encaixando-se perfeitamente no item ou embalagem.
Ou seja, a partir da utilização de picking e packing possibilita prever quais são os problemas existentes nos processos de separação e embalagens das mercadorias. Com isso, facilita a busca por soluções mais rápidas e eficientes. Pois, eles são os responsáveis a garantir que a integridade das cargas não sofram danos, o que por consequência resulta em entregas em conformidade com o pedido do cliente.
Portanto, as estratégias de picking ou packing auxiliam nos processos, a fim de torná-los mais eficientes, já que são executados com perfeição, causando assim uma redução na devolução de produtos elevando o nível de satisfação dos clientes.