Certamente já deve ter ouvido falar na logística reversa? Mas sabe exatamente para que serve? e como funciona? Pois bem! Neste contexto, como o próprio nome já diz trata-se de uma logística que faz o inverso da tradicional, onde sua função é o retorno de produto ou parte dele para a empresa.
Dessa maneira, esta prática consiste na devolução, reciclagem, conserto, manutenção ou desmontagem de um produto. Ou seja, esta é uma atividade que as empresas implantam para que seus clientes continuem satisfeitos com os serviços prestados mesmo se ocorrer problemas em uma compra. Por isso, tem se tornado cada vez mais comum principalmente no setor varejista.
Afinal, como funciona a logística reversa?
Geralmente a logística reversa possui dois formatos: o de pós-venda e o de pós consumo. No primeiro, a mercadoria retorna à cadeia de distribuição antes mesmo de ser usada pelo consumidor, pois foi identificado algum tipo de defeito. Já no pós consumo, o produto adquirido já foi utilizado e agora necessita ser descartado, seja pelo término da sua vida útil ou por conta da validade ter chegado ao fim, tornando-se impróprio para o consumo.
Além do mais, nessa logística existe a possibilidade de contar com embalagens ou produtos que tem por objetivo a preservação ambiental, o que significa que o consumidor devolve o item para o comerciante ou distribuidor. Em seguida, a mercadoria ou parte dela é levada de volta ao fabricante, com a intenção de promover a reutilização, reciclagem ou descarte.
A saber, a logística reversa possui ainda outra característica, o reúso, e um dos maiores exemplos disso são os leilões. Isso porque, as empresas organizam métodos de logística reversa para realizar uma nova venda de mercadorias, como móveis, automóveis, livros, entre outros.
Exemplos de logística reversa
Só para exemplificar, na logística reversa pós-venda, o consumidor que adquiriu o produto pode ter suas expectativas não atendidas. Neste sentido, duas subcategorias definem esse processo:
- E-commerce: Em geral, o produto não cumpriu com as exigências do consumidor, e o seu uso não é de interesse do mesmo. Em vista disso, a logística reversa cumpre com o papel de fazer com que a empresa recupere este produto, promovendo o recolhimento do item;
- Varejo: Algumas vezes, os consumidores decidem cancelar a compra da mercadoria pessoalmente por que se arrependeram da compra, por inutilização da mercadoria, escolha errada da compra, entre outros.
Em relação ao pós-consumo, ele está relacionado à reciclagem ou descarte devido dos produtos. Conhecido também como canal reverso ou inverso, assim como ocorre no pós-venda, a empresa se prepara para receber itens e dar-lhes o encaminhamento devido. A reutilização, reciclagem ou até o desmanche é o principal objetivo dessa categoria, a fim de garantir que haja a preservação do meio ambiente.
O reúso é a parte de reaproveitamento das mercadorias que por algum motivo foram devolvidas, por isso necessita que seja criada uma nova utilidade para eles. Ao reaproveitá-los e reciclá-los dá-se outro ciclo de vida útil para os produtos e assim pode ser vendido ou leiloado.
Benefícios da logística reversa
Práticas como a logística reversa, que pode principalmente promover a sustentabilidade resultam em diversos benefícios interessantes para toda operação do setor logístico.
Satisfação dos clientes
A satisfação dos clientes provavelmente é um dos maiores benefícios gerados por essa logística, visto que trocas e devoluções de produtos afetam diretamente o relacionamento cliente e empresa.
Sendo assim,recomenda-se que quando solicitadas sejam feitas o mais rápido possível, pois caso contrário pode ocasionar em grandes problemas. E a partir da prática da logística reversa, essa ação costuma ser realizada de maneira estratégica, a fim de assegurar custo-benefício a todos.
Redução de custos
Outro fator que o setor visa como prioridade são as reduções de custos. E com essa atividade há uma diminuição de custos considerável, já que caminhões que voltariam vazios das entregas, podem realizar a prática reversa e com isso economizar gastos com combustível, por exemplo.
Diferencial competitivo
Obter diferencial competitivo tem sido cada vez mais crucial no mercado, e ao contar com esta atividade, pode-se ganhar uma vantagem importante em relação aos concorrentes. Dado que a empresa é vista como uma organização que se preocupa com o bem-estar dos clientes e consumidores, além de promover a preservação do meio ambiente.
Com isso, tem se um destaque fundamental no meio corporativo, o qual auxilia também a fazer grandes parcerias. Além do mais, uma boa política de devolução e troca pode se tornar estratégia de marketing, visto que aumenta a satisfação dos clientes que começarão a indicar o seu negócio.
Portanto, a logística reversa não é apenas mais uma simples prática do setor, é uma estratégia que visa ações que buscam atender clientes e seus consumidores, como também promove a sustentabilidade. Por conta disso, é uma diferenciação para quem implanta esse serviço na sua transportadora.