Podemos dizer que a logística é um pilares estratégicos de qualquer tipo de empresa, especialmente as que desejam garantir em seus processos eficiência, além de obter redução de custos e bem como atender adequadamente seus clientes. No entanto, é importante frisar que existem diferentes maneiras de estruturar esse processo, sendo que as mais comuns são a logística tradicional e a logística personalizada.
Pensando nisso, a Paethus explica como funciona a logística tradicional e a logística personalizada, além das suas características e as principais vantagens. Confira:
O que é logística tradicional?
Denomina-se como logística tradicional a operação mais comum e consolidada no setor, pois as empresas costumam utilizar processos padronizados para armazenagem, transporte e distribuição. Dessa maneira, é aplicada em operações de grande escala, onde seu principal objetivo é relacionado a eficiência operacional, o controle de custos e a previsibilidade.
Características da logística tradicional:
- Processos padronizados e repetitivos.
- Planejamento de rotas e transporte fixos ou pouco flexibilidade.
- Processos escaláveis para atender grandes volumes.
- Maior controle sobre estoque e prazos.
- Custos mais previsíveis
- Uso de parceiros logísticos convencionais (transportadoras, centros de distribuição comuns).
Principais vantagens:
Redução de custos, principalmente devido a padronização nos processos
Confiabilidade, pois há maior previsibilidade em entregas e prazos, além de alguns processos já terem sido testados anteriormente.
Simplicidade, uma vez que é considerado ideal para empresas com demanda estável e pouco variável.
O que é logística personalizada?
Refere-se a modalidade logística mais flexível, ainda mais que as operações são adaptadas às necessidades específicas de cada cliente, ou ainda, segmento de mercado. Em razão disso, normalmente a empresa possui uma infraestrutura sob medida visando atender as demandas variáveis, visto que o foco principal é a experiência do cliente.
Características da logística personalizada:
- Processos customizados às necessidades de cada operação.
- Flexibilidade para se adequar a diferentes demandas.
- Maior uso de tecnologia como rastreamento, integração e análise de dados.
- Comunicação mais próxima entre cliente e operador logístico.
- Atendimento diferenciado e segmentado por cliente ou região.
- Capacidade de oferecer serviços diferenciados, como embalagens especiais ou entregas sob medida.
Principais vantagens:
- Melhoria na experiência do cliente, pois geralmente são feitas entregas mais rápidas, precisas e alinhadas às expectativas.
- Eficiência sob medida, garantindo redução de falhas e retrabalhos em operações complexas.
- Competitividade, ainda mais que a empresa se diferencia frente à concorrência.
- Escalabilidade inteligente, visto que propicia adaptar os processos de acordo com a demanda cresce ou se diversifica.
Neste sentido, a logística tradicional é considerada adequada para empresas que buscam eficiência em grande escala, e tem como foco os custos.
Enquanto, a logística personalizada é ideal para quem precisa de operações mais flexíveis para se diferenciar no mercado, ou ainda, que priorizam a experiência do cliente.