A Logística 4.0 é uma aplicação dos princípios da indústria 4.0, a qual consiste o uso de tecnologias avançadas como automoção, Internet das Coisas (IoT), Big Data, Inteligência Artificial (IA) e outros que integram o setor logístico. Logo, o seu principal objetivo é tornar as cadeias de suprimentos mais eficientes, ágeis e conectadas. Com isso, tem transformado o setor, minimizando erros, aumentando a produtividade e modernizando as tarefas das operações.
Neste contexto, a Paethus aborda o que é a logística 4.0 e como isso tem transformado as atividades do setor.
O que é Logística 4.0?
Quando falamos em logística 4.0 é um processo que representa a evolução digital da logística tradicional, com foco na automação e na conectividade. Desse modo, geralmente ela permite a tomada de decisões em tempo real, com bases em dados mais precisos, além de gerar maior visibilidade e controle sobre os processos logísticos.
Em razão disso, a logística 4.0 é sustentada por tecnologias como:
Internet das Coisas (IoT): Trata-se de sensores e dispositivos conectados que tem o intuito de monitorar cargas, frotas e armazéns.
Big Data e analytics: Promove a análise de grandes volumes de dados para prever demandas, otimizar rotas e diminuir custos.
Inteligência artificial: Uso de algoritmos que visa prever falhas, automatizar decisões e melhorar processos.
Robótica e automação: Basicamente refere-se aos veículos autônomos, drones e sistemas automatizados de armazenamento e separação de pedidos.
Computação em nuvem: É o acesso remoto e compartilhado a dados em tempo real por todos os agentes da cadeia logística.
Blockchain: Sistema que propicia maior segurança e rastreabilidade nas transações e movimentações de mercadorias.
E como a logística 4.0 está transformando as atividades logísticas?
Gestão de estoques
Permite que os estoques sejam devidamente gerenciados e, em tempo real, o que resulta na redução de problemas com faltas ou excessos de mercadorias em estoques.
Sendo assim, com algoritmos inteligentes é possível realizar previsões de demanda mais precisas.
Armazenagem
A logística 4.0 auxilia em uma armazenagem mais eficiente, por meio de armazéns automatizados (WMS) com robôs e esteiras inteligentes, por exemplo. Além do que, há menor necessidade de intervenção humana, assegurando maior precisão nos pedidos.
Transporte
O transporte de cargas tem se transformado neste processo, pois cada vez mais tem implementado estratégias voltadas a fim de garantir trajetos mais rápidos, seguros e eficientes. Logo, a roteirização automática e em tempo real, surge como vantajosa para seu planejamento, tendo como base o trânsito, clima e entregas.
Distribuição
Em geral, os sistemas de entrega por drones e veículos autônomos estão em testes e aplicação real em alguns países, sendo que, isso tem como finalidade gerar entregas mais rápidas e operações menos poluentes. Além disso, a otimização de última milha (last mile), também é um fator que reduz significativamente os prazos e custos.
Sustentabilidade
Tem crescido as práticas de logística mais verde, principalmente por meio do uso eficiente de recursos, redução de desperdícios e controle de emissão de CO₂.
Portanto, a Logística 4.0 está revolucionando o setor de transporte de cargas ao transformar dados em decisões e operações em processos mais assertivos e conectados. Por essa razão, as empresas que investem nesse recurso obtêm vantagem competitiva, além de agilidade e capacidade de adaptação no mercado.