blog da paethus

Certificação Anvisa: Entenda a importância desse processo no transporte de cargas

quarta-feira, 27 março 2024

Sabemos que o transporte de cargas requer cuidados minuciosos, processos bem elaborados, além de profissionais devidamente capacitados para realização adequada dos serviços. Além do mais, outros aspectos importantes como o tipo de veículo utilizado e toda sua estrutura são cruciais para realizar um serviço de transporte de cargas com eficácia.

Posto isso, alguns tipos de produtos, além dos cuidados e processos mencionados, precisam do cumprimento de requisitos necessários para o transporte dos mesmos. Neste sentido, existem produtos que são necessárias as certificações e autorizações da Anvisa, para o seu transporte e movimentação adequada.

Pensando nisso, a seguir, explicaremos a importância do processo de certificação da Anvisa no transporte de cargas. Confira:

O que é certificação da Anvisa para o transporte de cargas

Geralmente, as certificações Agência Nacional de Vigilância Sanitária, Anvisa, direcionada o transporte de cargas, trata-se de documentos expedidos pelo órgão autorizando e regulando o transporte de determinados tipos de mercadorias, especialmente quando são perecíveis. 

Sendo assim, essas cargas precisam ser manuseadas e protegidas corretamente, com o máximo de segurança e cuidado, bem como sem violação ou avaria. Além do que, os veículos também precisam estar devidamente registrados para transportar tais produtos e devem ter controle de temperatura, quando necessário, para que não ocorra risco de corromper a qualidade do material.

Assim também, em alguns casos, dependendo do tipo de produto, é necessário dispor de uma autorização especial a fim de realizar o transporte, o qual só pode ser realizado por empresas que atendem as resoluções da Anvisa e Vigilância Sanitária, que tenham funcionários devidamente treinados para a atividade e frota específica.

Como é feita a certificação da Anvisa?

Conforme a portaria CVS n°4, de 21 de março de 2011, no capítulo 3, art.7, estabelece que o transporte de produtos de interesses à saúde, por exemplo, está sujeito ao número CEVS, o qual identifica o Cadastro Estadual de Vigilância Sanitária ou Licença de funcionamento. 

Dessa forma, as empresas de transporte de cargas de produtos de interesse à saúde e deverão possuir cadastro no CEVS, que será sua licença de funcionamento. Assim sendo, após essa solicitação, tanto as transportadoras quanto os veículos passarão por uma rigorosa fiscalização e vistoria de autoridades sanitárias locais que irão verificar e validar se os requisitos determinados pela Anvisa estão sendo cumpridos de acordo com as exigências. 

Dessa maneira, as principais exigências referem-se às condições adequadas dos veículos como a quantidade de volume máximo de itens, a distância do percurso, o tempo da viagem e o carregamento. 

De modo geral, os produtos que tem o seu transporte com normas estabelecidas pela Anvisa são:

  • Medicamentos e insumos farmacêuticos;
  • Medicamentos e insumos farmacêuticos sujeitos a controle especial (Portaria 344/98);
  • Saneantes domissanitários;
  • Correlatos e produtos para saúde;
  • Cosméticos, perfumes e produtos de higiene;
  • Alimentos.

Afinal, porque essa certificação é importante?

A certificação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) é de extrema importância no transporte de cargas, especialmente quando se trata de produtos mencionados acima. Em função disso, entre os principais motivos para obter a certificação da Anvisa estão:

Garantia de Segurança e Qualidade: A certificação da Anvisa garante que os produtos transportados atendam aos requisitos de segurança e qualidade estabelecidos pela agência. Isso é particularmente relevante em produtos de saúde e alimentos, onde a segurança do consumidor é uma prioridade.

Cumprimento da Legislação: A Anvisa é responsável por regulamentar o setor de saúde e produtos relacionados no Brasil. Por isso, qualquer produto sujeito à sua regulamentação deve cumprir os requisitos estabelecidos por essa agência. Lembrando que a certificação assegura que o transporte desses produtos esteja em conformidade com a legislação brasileira.

Prevenção de Riscos à Saúde: Produtos não regulamentados ou transportados inadequadamente podem representar riscos à saúde pública. Devido a isso, a certificação da Anvisa ajuda a prevenir esses riscos, garantindo que os produtos sejam transportados e armazenados adequadamente, conforme padrões específicos de higiene e segurança.

Confiabilidade e Credibilidade: Empresas certificadas pela Anvisa demonstram compromisso com a conformidade regulatória e com a segurança dos produtos que transportam. Com isso, contribui para a construção de uma reputação sólida e confiável no mercado logístico.

Portanto, a certificação da Anvisa tem um papel fundamental no transporte de cargas, garantindo maior segurança, qualidade e conformidade regulatória dos produtos, além de contribuir para a proteção da saúde pública. 

Voltar

Soluções Logísticas Personalizadas.
Infraestrutura Completa e Comprometimento com os Prazos de Entregas.

Categorias

Transporte Rodoviário

Transporte Aéreo

Armazenagem Logística Reversa