blog da paethus

Confira os cuidados necessários para o transporte de cargas de alto valor agregado

segunda-feira, 26 fevereiro 2024

O transporte de cargas de alto valor agregado refere-se a uma mercadoria importante para a infraestrutura logística. Em virtude que, esse tipo de carga possui um valor elevado devido às suas características e bem das suas necessidades específicas para o transporte e logística.

Devido a isso, ao contrário das cargas gerais, as cargas de alto valor agregado requerem cuidados minuciosos, além de maior precisão no transporte, seja por serem equipamentos de grande porte, ou ainda, porque são sensíveis e necessitam de temperaturas específicas para o transporte. 

Diante disso, para saber mais sobre este assunto, a seguir, elencamos os principais cuidados necessários para o transporte de cargas de alto valor agregado. Confira:

O que são cargas de alto valor agregado?

As cargas de alto valor agregado são todo material com valor superior ou igual a R$ 5.004,01 por quilo, comprovados em nota fiscal. Por isso, carecem de uma modalidade de transporte específica visando garantir a sua integridade durante toda operação.

Neste sentido, ao contrário de cargas comuns, estas cargas podem exigir transporte especial ou serviços aprimorados durante a movimentação dos itens. Por esse motivo, é crucial que as empresas escolham o transporte certo e adequado para garantir a segurança de uma carga de alto valor agregado.

Quais são as características das cargas de alto valor agregado?

De maneira geral, algumas características relevantes das cargas de alto valor agregado referem-se a fragilidade, volatilidade, temperatura de armazenamento, risco de roubo, dentre outras.

Por isso, torna-se necessário, que ao transportar esse tipo de material, alguns cuidados sejam colocados em prática. A partir disso, aumenta-se a segurança, evitando possíveis problemas com roubos, furtos e avarias durante o transporte.

Cuidados com as cargas de alto valor agregado

Planejamento Logístico

Antes de tudo, é fundamental um planejamento logístico detalhado, que inclua a rota mais segura, condições climáticas, horários de transporte e possíveis pontos de parada.

Embalagem adequada

É importante o uso de embalagens específicas para proteger os produtos contra danos, impactos e variações climáticas. Dessa forma, caixas resistentes, materiais de amortecimento e isolamento térmico podem ser necessários.

Seguro de carga

A contratação de um seguro de carga abrangente é fundamental para cobrir danos, perdas ou roubo durante o transporte. Assim sendo, certifique-se de entender os termos e condições do seguro a fim de garantir uma cobertura adequada.

Armazenamento seguro

Se houver a necessidade de armazenar a carga temporariamente, certifique-se de que as instalações de armazenamento estejam seguras, com vigilância adequada e controle de acesso.

Rastreamento em tempo real

Utilize sistemas de rastreamento avançados para monitorar a carga em tempo real. Com isso, permite uma resposta rápida em caso de qualquer incidente, além de fornecer informações precisas sobre a localização da carga.

Escolta de segurança

Considere a possibilidade de contratar uma escolta de segurança, principalmente em rotas mais suscetíveis a roubos ou furtos. Isso pode incluir veículos de escolta, equipes de segurança e acompanhamento por GPS.

Treinamento da equipe

Treine motoristas, operadores de equipamentos e outros profissionais envolvidos no transporte para que saibam lidar adequadamente com cargas de alto valor agregado. Isso inclui procedimentos de segurança, manuseio adequado e medidas de emergência.

Veículos Especializados

Em alguns casos, é necessário o uso de veículos especializados, como caminhões blindados, por exemplo, com sistemas de segurança avançados com intuito de assegurar maior proteção da carga.

Portanto, ao adotar esses cuidados, é possível reduzir os riscos e garantir a eficiência das operações do transporte de cargas de alto valor agregado.

Voltar

Soluções Logísticas Personalizadas.
Infraestrutura Completa e Comprometimento com os Prazos de Entregas.

Categorias

Transporte Rodoviário

Transporte Aéreo

Armazenagem Logística Reversa