De modo geral, os processos logísticos são de suma importância na cadeia de suprimentos, especialmente porque lidam diretamente com a eficiência na entrega dos mais diversos tipos de produtos. Por essa razão, é necessário realizar uma gestão estratégica eficiente e devidamente estruturada, visto que, elevam o nível de competitividade do negócio, garantindo uma boa administração, identificando mais rapidamente gargalos, a fim de solucioná-los e assim gerar benefícios.
Neste contexto, para compreender melhor sobre este assunto, a seguir, veja tudo que precisa saber sobre os processos logísticos. Confira:
O que é logística?
A logística nada mais é do que a gestão de fluxos de bens, informações e recursos, desde os fornecedores até o destino, clientes e/ou consumidores finais, com a finalidade de atender às necessidades de forma eficiente e econômica.
Dessa forma, este processo faz parte da cadeia de suprimentos, compreendendo todas as atividades envolvidas na produção e entrega de produtos, ou seja, desde a aquisição de matérias-primas até a entrega ao cliente final. Assim, os processos logísticos envolve o recebimento de mercadorias, a estocagem, a movimentação interna e o transporte de cargas são algumas das etapas que fazem parte desta operação.
É importante ressaltar que as principais funções da logística abrange gestão de estoque, transporte, armazenamento, processamento de pedidos, embalagem, distribuição, planejamento de demanda e gestão de devoluções.
Gestão de estoque
A gestão de estoque envolve o controle e a otimização dos níveis de produtos estocados, para atender à demanda dos clientes, evitando excessos ou faltas. Devido a isso, faz parte dessa etapa a gestão de inventários, previsão de demanda e técnicas como Just in Time (JIT).
Transporte
Refere-se à movimentação física dos produtos da origem para o destino. Logo, é comum que envolvam diversos modais de transporte, como o rodoviário, ferroviário, marítimo, aéreo e até mesmo o transporte multimodal ou intermodal. O modal de transporte é escolhido de acordo com alguns aspectos como tipo de produto transportado, distância, prazos de entrega e outras necessidades.
Armazenamento
Trata-se da gestão de locais de armazenamento (armazéns, centros de distribuição), onde é feita uma organização eficiente dos produtos dentro desses locais. Sendo assim, na etapa de armazenamento inclui a gestão de estoques, controle de qualidade e embalagem.
Processamento de pedidos
O processamento de pedidos é uma etapa do processo logístico, onde geralmente é feito o recebimento, processamento e preparação de pedidos para entrega. Isso inclui a coleta de produtos, a verificação da precisão do pedido, além da emissão de faturas.
Embalagem
A embalagem desempenha um papel fundamental na logística, uma vez que protege as mercadorias durante o transporte e influencia diretamente na experiência do cliente. Por esse motivo, este processo deve ser feito de forma eficiente e adequada às especificações de cada mercadoria.
Distribuição:
A etapa da distribuição contempla a entrega física dos produtos aos clientes. Por isso, é crucial que seja efetuado uma gestão de rotas, seleção de transportadoras e rastreamento de envios, no intuito de assegurar uma distribuição efetiva.
Tecnologia na logística
No geral, a tecnologia na logística desempenha papel cada vez mais importante, a partir do uso de sistemas de gerenciamento de transporte (TMS), sistemas de gerenciamento de armazém (WMS), rastreamento por GPS, análise de dados e automação, entre outros. Desse modo, torna as operações logísticas mais eficientes e automatizadas, reduzindo custos e eliminando erros e falhas.
Sustentabilidade na logística
A preocupação com a sustentabilidade está se tornando cada vez mais essencial na logística, com iniciativas que visam reduzir as emissões de carbono, otimizar rotas de transporte e minimizar resíduos.
Logística reversa
Refere-se ao processo de gerenciamento das devoluções de produtos por parte dos clientes e a reintegração destes produtos devolvidos ao estoque ou sua disposição correta, dependendo das condições do produto. Nesse tipo de procedimento, os produtos devolvidos tanto podem ser por causa de danos ocasionados durante a entrega, ou ainda, pelo fim do seu ciclo de vida útil e, com isso, busca-se o descarte correto do produto.
Parcerias estratégicas
A maioria das empresas logísticas optam por estabelecer parcerias estratégicas com fornecedores e prestadores de serviços logísticos, com a intenção de melhorar a eficiência e reduzir custos.
Portanto, esses são alguns aspectos dos processos logísticos, os quais são primordiais para o sucesso das empresas que dependem da entrega eficiente de produtos e serviços aos clientes, bem como para a otimização dos custos associados a esses processos. Logo, a logística eficaz é extremamente importante para a satisfação do cliente e no sucesso geral de uma organização.