O transporte aéreo de cargas é uma modalidade logística de entrega de mercadorias, por meio de aeronaves, como aviões de carga ou espaços de carga em voos de passageiros. Sendo assim, essa operação desempenha um papel fundamental na economia global, uma vez que proporciona maior rapidez e eficiência nas entregas de produtos em diferentes partes do mundo. Com isso, esse é um transporte considerado atraente no que diz respeito às entregas urgentes, ainda mais de longas distâncias.
Devido a isso, o transporte aéreo de cargas é uma parte fundamental da logística, que gera diversos benefícios. Entretanto, para que seja realizado com a eficiência necessária, é preciso de otimização em suas operações. Logo, pensando nisso, separamos alguma dicas importantes para otimizar o transporte aéreo de cargas:
Planejamento Estratégico
Primordialmente, é necessário realizar um planejamento logístico estratégico que contemple toda operação de transporte aéreo, considerando diversos fatores como volume de carga, destinos, frequência de envio e requisitos específicos de cada carga. A partir disso, são analisadas todas as etapas, especialmente visando possibilidade de melhorias onde for preciso.
Escolha da Companhia Aérea
É de suma importância a realização de uma pesquisa para escolher adequadamente as companhias aéreas que oferecem rotas, horários e serviços que melhor atendam às demandas de cada cliente. Por isso, considere fatores referentes à reputação, confiabilidade, capacidade de carga e opções de rastreamento.
Embalagem Adequada
Embale as cargas de forma segura e eficiente, utilizando materiais resistentes e adaptados ao transporte aéreo. Lembre-se que a embalagem apropriada protege as mercadorias contra danos e ainda contribui para a eficiência do carregamento.
Documentação Precisa
Garanta que toda a documentação esteja devidamente correta, incluindo faturas, licenças de exportação/importação e outros documentos relacionados às normas e regulações. Pois, ao contar com a documentação completa e correta evitam-se atrasos nos processos logísticos.
Otimização do Espaço de Carga e Consolidação
Maximize o uso do espaço disponível na aeronave, organizando e empilhando as cargas de maneira a otimizar a capacidade de carga. De maneira geral, isso envolve o uso de paletes ou contêineres apropriados.
Quando possível, consolide várias remessas pequenas em uma única carga a fim de reduzir custos e melhorar a eficiência.
Rastreamento em Tempo Real
É recomendável escolher companhias aéreas que ofereçam sistemas de rastreamento em tempo real. Com isso, é possível fazer o acompanhamento dos pedidos durante todo processo, tanto a transportadora, quanto cliente e até mesmo o consumidor final.
Priorização de Cargas Sensíveis ao Tempo
Identifique as cargas que são sensíveis ao tempo e priorize o seu transporte. Isso porque, esse tipo de carga exige maior urgência das entregas, pois, caso haja atrasos, pode até mesmo sofrer danos e perda de qualidade. Por essa razão, garanta que essas mercadorias sejam entregues até o prazo estabelecido.
Parceiros Logísticos
Quando necessário, opte pela contratação de fornecedores, parceiros logísticos e companhias aéreas para otimizar processos, compartilhar informações e melhorar a eficiência geral.
Análise e Melhoria Contínua
Regularmente analise os resultados e identifique áreas que podem ser melhoradas. A logística está em constante evolução, por esse motivo, é importante estar atento è elas, como é o caso das novas tecnologias e práticas que aumentam a eficiência.
Lembrando que cada empresa e situação podem ter requisitos específicos, portanto, adaptar-se é sempre o ponto mais importante a ser levado em consideração, a fim de obter os melhores resultados no transporte aéreo de cargas.