A montagem de kits é um processo também conhecido como kitting, o qual refere-se a uma estratégia logística, onde reúne diversas partes individuais e tem como objetivo compor um produto e com elas criar uma embalagem, chamada de kit. Dessa forma, o kit é entregue a outros operadores do armazém e, assim, formam um produto final.
Neste sentido, os mesmo operários da linha de montagem podem buscar os itens que compõem o produto. No entanto, ao desenvolver uma estratégia como essa, é necessário profissionais especializados na preparação do kit, visto que por meio disso, obtém maior agilidade e redução de erros na fabricação dos produtos. Com isso, para alcançar sucesso neste tipo de operação, requer a superação dos desafios existentes.
Pensando nisso, para que possamos entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a montagem de kits nas operações logísticas. Acompanhe:
O que é e como funciona a montagem de kits?
O processo da montagem de kits é definido como um segundo embalamento, pois abrange a junção de produtos para criação de um kit promocional, tendo como finalidade atrair o cliente.
Assim sendo, essa estratégia vem sendo bastante utilizada no Brasil, por causa das condições econômicas do país, com as famosas promoções do tipo “leve 3 pague 2”, sendo essa uma opção interessante aos consumidores que buscam comprar produtos com qualidade e gastando pouco.
De maneira geral, esse processo funciona a partir da identificação da empresa ou uma linha beneficiária de uma promoção, estabelecendo quais as tecnologias que serão utilizadas no processo, como impressoras ou scanners, por exemplo, juntamente com as composições dos kits, repassando tudo para o co-packer que realiza a montagem e, em seguida, retornam ao centro de distribuição.
É importante salientar que os aspectos referentes ao modelo, dimensão e peso do kit interferem diretamente nos custos das operações logísticas. Por essa razão, é de suma importância que as partes envolvidas se comuniquem adequadamente sobre esses aspectos, a fim de garantir que tudo ocorra conforme o esperado.
Por que a montagem de kits é importante?
Primordialmente, algumas empresas têm buscado impulsionar suas vendas e melhorar o posicionamento de sua marca no mercado. Devido a isso, uma ótima opção é apostar nos kits promocionais.
Além disso, os benefícios de tais campanhas são diversos, uma vez que proporcionam a satisfação dos consumidores, o que aumenta a procura pelos seus produtos. Por isso, esses kits são feitos por meio de brindes, combos de produtos e até mesmo preços mais atrativos.
Processo de picking e packing
Com relação aos processos de picking e packing, o primeiro consiste no método de separação das mercadorias envolvendo bastante mão de obra. Além do mais, este processo pode ocorrer de diferentes maneiras dependendo da empresa.
Já o processo packing consiste no momento da embalagem dos produtos, demandando maior atenção e organização. Vale lembrar que esses processos funcionam melhor por meio de plataformas integradas.
Benefícios que a montagem de kits proporciona
O manuseio é uma das partes mais importantes no que se refere a montagem dos kits, assim, obtém maior capacidade produtiva ao passo que as demandas aumentam.
A partir disso, garante-se maior redução de custos, pois conseguirá uma melhor solução em custos menores. Outra questão considerável, é o tempo disponível para se dedicar nas principais atividades da empresa e, consequentemente, oferecer melhorias aos produtos oferecidos.
Desse modo, aumenta a eficiência e produtividade da empresa por meio da montagem de kits, promovendo melhorias no tempo e custos na linha de produção, além de manter o nível da qualidade do produto desenvolvido.
Portanto, a montagem de kits nas operações logísticas é um processo importante para assegurar estratégias promocionais referentes aos produtos e na composição de diversas partes de um produto no intuito de criar uma embalagem.