Os sistemas tecnológicos são considerados importantes diferenciais competitivos no setor logístico, já que tornam as atividades ágeis, automatizadas e eficientes. Neste sentido, entre os principais sistemas tem-se, por exemplo, o TMS e o WMS, ferramentas que têm sido cada vez mais adotadas pelas transportadoras, pois ajudam na otimização dos processos e elevam o nível dos serviços prestados.
Diante disso, para que possamos entender mais sobre este assunto, a seguir, explicaremos porque as tecnologias de gestão como o TMS e WMS são importantes para garantir eficiência no transporte de cargas.
O que é e como funcionam as ferramentas TMS e WMS na logística?
Antes de mais nada, é crucial entender o significado de cada uma dessas siglas e qual o seu objetivo nos processos logísticos.
- TMS (Transportation Management System): significa sistema de gerenciamento de transporte e logística. Essa ferramenta atua na integração e gestão do setor de transporte da empresa;
- WMS (Warehouse Management System): significa sistema de gerenciamento de armazém. Com essa ferramenta é possível organizar e gerenciar toda a cadeia de suprimentos.
Desse modo, percebe-se que esses recursos contribuem na gestão logística das organizações. Além do mais, são estratégias consideráveis e poderosas para as operações e por esse motivo, torna-se fundamental compreender suas funcionalidades.
TMS
O sistema de gerenciamento transporte e logística, auxilia diretamente no controle das operações de transporte. Em virtude disso, propicia aos gestores maior facilidade no gerenciamento das demandas e melhor visualização sobre as informações. Posto isso, entre os principais recursos desse sistema estão:
- Rastreamento da entrega de mercadorias;
- Agendamento de entregas;
- Controle das cargas;
- Relatório de faturamento;
- Gestão da documentação;
- Simulações de frete;
- Gestão da concorrência;
- Recomendação de rotas.
Além disso, o TMS garante benefícios para diversas áreas do setor logístico:
- Financeiro;
- Faturamento;
- Seguros;
- Comercial;
- Operacional;
- Serviço de atendimento ao cliente (SAC).
Sendo assim, o TMS gera redução de custos, aumenta a produtividade e a qualidade das entregas, consequentemente, elevando o nível do serviço prestado e garantindo a satisfação dos clientes.
Importante ressaltar que essa ferramenta é dividida em módulos. Com isso, possibilita que o sistema de gerenciamento de transporte seja montado de acordo com a necessidade da empresa e seus objetivos.
WMS
Já o sistema de gerenciamento de armazém tem como função o controle, a organização e gestão do setor de estoque. Dessa maneira, a área de armazenamento se torna ainda mais funcional, isso porque, ajuda os profissionais a encontrarem as mercadorias estocadas de forma mais rápida e eficiente.
Ademais, viabiliza um estoque mais assertivo que supre adequadamente às demandas de pedidos, evitando faltas de mercadorias ou ainda, estoque excedentes, diminuindo possíveis perdas e prejuízos.
Neste sentido, entre as principais funcionalidades do WMS estão:
- Recebimento;
- Endereçamento;
- Separação;
- Expedição;
- Inventário;
- Abastecimento da linha de produção;
- Transferências;
- Armazenamento;
- Controle de entrega e coleta.
O sistema WMS utiliza meios de identificação e localização de itens a fim de consiga identificar onde eles estão, quantos são, quando serão necessários, por exemplo. Geralmente esse acompanhamento é feito por meio de código de barras, utilizando o sistema RFID (identificação por radiofrequência), e outros meios quando necessário.