O transporte multimodal é uma modalidade das atividades logísticas, em que, geralmente, são combinados dois ou mais modais de transporte para levar uma mercadoria que precisa percorrer longas distâncias. Neste sentido, para facilitar essa operação, os contratos são firmados pelo Operador de Transportes Multimodal (OTM), o qual fica responsável pelo processo e de quaisquer danos ou perdas geradas durante o transporte. Por isso, para realizar essa operação é importante levar em consideração fatores como economia, segurança e agilidade.
Diante disso, a fim de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos quais são as principais características e benefícios do transporte multimodal. Acompanhe:
O que é o transporte multimodal?
Operação que se faz necessária para transportar uma mercadoria de um ponto a outro, utilizando mais de um modal de transporte como, por exemplo, o modal aéreo combinado com o rodoviário.
Só para exemplificar, uma mercadoria sai do exterior com destino a um consumidor final no Brasil, certamente para que a entrega seja realizada é necessário a utilização de mais um modal de transporte, como:
- transporte do depósito ou fábrica para o avião (rodoviário);
- transporte do avião para o Brasil e conferimento alfandegário (aéreo);
- transporte aos centros de distribuição (rodoviário);
- transporte do centro de distribuição para o consumidor (rodoviário).
Sendo assim, esta operação se configura como transporte multimodal, onde o OTM é responsável por todos os trâmites burocráticos, assegurando que ocorra um processo mais simples e com menos gastos ao consumidor final.
Características do transporte multimodal
A multimodalidade é caracterizada por alguns aspectos cruciais para esse tipo de operação, já que não se trata somente de realizar o percurso de entrega, envolve serviços como:
Unitização e desunitização das cargas
A unitização das cargas nada mais é do que o agrupamento de mercadorias em número suficiente para encher um contêiner. Enquanto a desunitização é o processo contrário disso, trata-se da retirada dos itens do contêiner.
Armazenamento e entrega
Algumas mercadorias exigem maiores cuidados como refrigeração específica, por exemplo. Nestes casos, o OTM precisa encontrar um local adequado para armazenamento destas cargas, enquanto elas não saem para entrega ao seu destino final.
Consolidação e desconsolidação
A consolidação de cargas é o ato de unir diversos produtos, no mesmo transporte, desde que não sejam refrigeradas ou consideradas perigosas. Já a desconsolidação é o processo que as divide em lotes menores.
Principais benefícios do transporte multimodal
Essa operação proporciona benefícios diversos, os quais podemos destacar:
Centralização das responsabilidades
Com a concentração das decisões em único operador, reduz as probabilidades de falhas, especialmente na comunicação de informações. Além do que, o operador de transporte assume toda e qualquer responsabilidade referente ao processo.
Simplificação de processos burocráticos
No transporte multimodal requer apenas a emissão de um único documento de transporte, evitando que haja problemas relacionados à multiplicidade de documentos emitidos por diversas entidades.
Ganhos de tempo e redução de custos
A partir da unificação das cargas permite o transporte de mercadorias de vários fornecedores na mesma remessa, otimizando, assim, a logística. É garantia ainda, do melhor custo benefício às empresas, visto que os operadores logísticos obtêm redução nos fretes e bons acordos.
Segurança no transporte
De acordo com o volume de mercadorias transportadas, possibilita a otimização dos espaços, ainda mais que, em geral, opta-se por modais de transporte que garantam entrega mais eficiente, contribuindo para maior segurança do transporte.
Portanto, o transporte multimodal é uma solução diferenciada do setor logístico que promove a movimentação de mercadorias de um ponto a outro, principalmente a longas distâncias, utilizando mais de um meio de modal de transporte. Com isso, busca-se garantir que as entregas sejam realizadas de maneira eficaz e atendendo adequadamente às demandas, que teriam dificuldade de serem realizadas pela forma tradicional.