O estoque é fundamental para garantir o sucesso dos negócios. Porém, esta é uma tarefa que muitas vezes gera dúvidas e por consequência, perda de eficiência e até desperdícios de mercadorias e também financeiro, os quais com uma boa gestão poderiam ser evitados. Isso porque, a partir disso, descobre-se se haverá queda no giro de estoque e qual será o comportamento dos clientes, a fim de adaptar-se a novos hábitos de compras. Além disso, é uma forma de equilibrar as compras, armazenamento e as entregas, controlando as entradas e consumo de materiais.
Diante do exposto, para entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a gestão de estoque e quais são seus benefícios. Confira:
O que é a gestão de estoque?
A gestão de estoque nada mais é do que, o processo de planejamento e controle dos recursos, sejam matérias primas, insumos ou produtos acabados. Sendo que, essa prática é relacionada a análise do banco de dados da empresa e da projeção das expectativas para produção e vendas de determinados períodos, para, então, compreender as reais demandas e necessidades da empresa e entender quais são as prioridades, com o intuito de evitar excessos e falta de estoque.
Neste sentido, essa prática trata-se basicamente da forma como os itens serão armazenados, quais e quantos serão estocados e o momento que isso ocorrerá. Além do mais, a gestão de estoque propicia a determinação dos melhores modelos e métodos de controle de estoque a serem adotados pela empresa.
Dicas para garantir uma boa gestão de estoque
Para que essa gestão seja realizada eficientemente é necessário adotar algumas ações que garantirão que não se perca o controle de suas mercadorias e consequentemente das vendas. Desse modo, entre as principais podemos destacar:
Giro de estoque
Este é considerado um dos indicadores mais cruciais para a gestão de estoque. E para que ele seja relevante, carece atenção com todos os fatores que auxiliam ou prejudicam a velocidade do giro, como é caso, por exemplo:
- Das compras;
- Organização do estoque;
- Exposição dos produtos;
- Promoções;
- Atendimento; e
- Entrega.
Inventário
Quando o assunto é organização do estoque e sua movimentação, deve ser sistematizada por meio de normas de entrada e saída. Em função disso, é feito o controle físico e financeiro de estoque, com a finalidade de trazer informações relacionadas à quantidade disponível de cada item e seu valor financeiro.
Sendo assim, recomenda-se a criação de uma tabela padronizada com todos os itens que compõem o estoque, personalizando-a conforme suas necessidades. Contudo, é interessante incluir alguns aspectos sobre o produto no inventário de estoque, como o nome da mercadoria, a quantidade e sua categoria. Com isso, possibilita compreender alguns pontos:
- Quais são os itens em estoque, e sua devida quantidade;
- Prever qual item irá faltar ou sobrar;
- Conhecer melhor o perfil do cliente, entendendo seus gostos e preferências;
- Além de evitar prejuízos, e
- Permitir com antecedência a criação de um planejamento.
Promoção de produtos parados
É de suma importância que as mercadorias estejam sempre em movimentação no estoque. Por isso, ao perceber que existem algumas paradas por um determinado período, torna-se necessário evitar que permaneçam em stand by no estoque. Desse modo, deve ser realizada operações específicas como liquidações, que evite perdas grandes com depreciação ou perecibilidade do produto. Certamente, isso viabiliza o reinvestimento em itens mais valorizados e de maior giro da empresa.
Padronização
Seu estoque requer ordem para que não ocorra desencontro de informações durante a rotina da empresa. Devido a isso, o ideal é a criação de um planejamento estratégico da posição e das condições de cada produto, a fim de atender todas as demandas adequadamente. Outra questão importante, é a realização de um mapeamento de etapas dos processos, os quais indiquem os responsáveis, com a intenção de que essa padronização seja mantida em todos os setores da empresa.
Os principais benefícios de uma boa gestão de estoque
Conforme mencionado, a gestão de estoque tem o objetivo de determinar a quantidade de mercadorias presentes no estoque. E assim, certifica-se que a empresa consiga suprir as demandas sem que haja escassez ou exagero de mercadorias.
Ademais, esta é uma prática vista como solução de problemas, no que concerne a eficiência dentro da empresa. Isto posto, pode-se destacar como os principais benefícios de uma gestão de estoque:
- Diferencial competitivo;
- Redução de custos;
- Otimização do tempo;
- Aperfeiçoamento da equipe;
- Segurança operacional;
- Organização correta do estoque;
- Banco de dados consistente para previsão de tendências;
- Cumprimento dos prazos de entrega.
Portanto, nota-se que a gestão de estoque é um dos fundamentos primordiais de uma empresa, visto que os bons resultados provêm da sua eficiência. Assim sendo, é necessário um monitoramento constante com todos os detalhes, ainda mais porque refere-se a uma tarefa complexa, que exige conhecimento e profissionais capacitados, para assegurar que seja efetuada a entrega das demandas sem perdas ou excessos.