A logística promocional é uma área que movimenta dezenas de bilhões de reais no país, isso porque conta com diversas inovações tecnológicas a fim de atender com segurança e qualidade essa operação. É utilizado por diversos segmentos, sendo ponto fundamental para que as campanhas de marketing sejam bem-sucedidas, com isso, requer planejamento, análises e acompanhamento.
De modo geral, é mesclada por várias etapas, que vão desde o recebimento de materiais, até a montagem de kits e envio no ponto de venda. Sendo esta responsável por uma parcela dos custos gerados pelas campanhas e causa influência considerável sobre o sucesso da estratégia adotada.
Diante do exposto, com o propósito de entender melhor sobre este assunto, a seguir, explicaremos como funciona a logística promocional e qual a sua importância. Confira!
Logística promocional: como funciona?
Esta logística é responsável pelo fortalecimento da marca por meio de vendas e tem papel crucial na fidelização dos clientes. Desse modo, o setor tem como finalidade desenvolver diferentes soluções em merchandising e ainda, fornecer materiais para as promoções da empresa.
Sendo mais específico, quando uma empresa realiza ações promocionais e carece a demanda de materiais para a campanha, o setor de logística promocional será responsável pelo fornecimento, bem como planejar e executar as atividades referentes ao merchandising.
Vale ressaltar que a importância da logística promocional vai além dos períodos de promoções. Por esse motivo, existem processos essenciais para que a execução deste serviço seja feito eficientemente, tais como:
Planejamento logístico – A primeira etapa desse processo é o planejamento. Dado que, é preciso elaborar um cronograma conforme as necessidades dos clientes e que se encaixe perfeitamente no prazo estabelecido. Se cada promoção é ligada a uma época específica do ano, então há necessidade de atender as demandas naquele período.
Armazenamento – Após o planejamento, é hora de fazer o levantamento dos materiais que são necessários para a ação, o que inclui armazenamento dos produtos e kits promocionais. É imprescindível que se tenha o devido cuidado com a armazenagem e o controle de estoque, solicitando-os numa quantidade suficiente para que não comprometa o espaço físico da área.
Manuseio e montagem – Nesta etapa é realizada a montagem dos kits promocionais que serão entregues aos fornecedores. Devido a isso, é importante analisar que mão-de-obra será utilizada, ou seja, se serão os próprios colaboradores ou terceirizados.
Embalagens e pacotes – Parte fundamental nas ações promocionais, as embalagens dos pacotes seguem uma série de exigências e além do objetivo de proteger, o seu design deve chamar a atenção dos clientes.
Etiquetagem – É necessário bastante atenção com a etiquetagem, principalmente para evitar que os kits sejam endereçados para o destinatário errado . Neste sentido, o envio para os endereços de maneira correta, garante maior credibilidade a empresa e evita transtornos ou devoluções.
Atenção aos prazos – Quando é estabelecido um prazo para que o material seja exposto no PDV, considera-se não apenas o processo de entrega. Isto significa que é necessário planejar os prazos com o fornecedor, os estoques (recebimento, armazenagem e separação), montagem e transporte. Com tantas variáveis, essa operação precisa ser bem planejada e executada com a intenção de cumprir com o cronograma e evitar atrasos.
Monitoramento – Por fim, é recomendável que cada etapa do processo seja monitorada, em razão de que, isso auxilia na identificação de falhas com antecedência, proporcionando assim ações rápidas e eficazes.
Porque a logística promocional é importante?
A logística promocional é importante pelo simples fato de ser uma forma de estratégia. Isso porque, toda empresa precisa lucrar, e para isso, é primordial encantar e fidelizar os clientes por meio de soluções estratégicas. Já que isso não somente influencia no aumento dos lucros, como também assegura mais visibilidade e credibilidade. Assim, a logística promocional trabalha não apenas com as etapas que envolvem o marketing, mas também, em todo desenvolvimento do processo até chegar ao destino final.
Logo, é indispensável saber o que o cliente tem procurado nos últimos tempos, e quais são as tendências de mercado relacionadas às ações de marketing.
Portanto, nota-se que a logística promocional é uma estratégia importante para as empresas que buscam elaborar ações de marketing, e com isso desejam obter mais visibilidade para a empresa e assim, atrair e fidelizar os clientes. Mas para que isso ocorra com efetividade é preciso de planejamento com disponibilidade de estoque, padronização e controle dos processos, além da atenção com os prazos.