Uma das mais importantes tecnologias no transporte de cargas refere-se ao sistema de rastreamento, o qual, permite aos consumidores acessarem o status da mercadoria em tempo real. Além disso, o rastreamento proporciona controle eficiente dos processos logísticos, disponibilizando mais segurança aos clientes e qualidade nos serviços prestados. Ainda ajuda a tomar decisões mais rapidamente quando ocorrer algum problema durante as operações.
Desse modo, para entender melhor sobre este assunto, a seguir veja dicas importantes para o rastreamento de cargas eficiente.
1 – Visibilidade nas operações
O uso dessa tecnologia possibilita maior visibilidade nas operações, ou seja, acompanha-se todas as etapas da viagem em tempo real. Com isso, caso surja algum imprevisto facilita tomar as medidas de renegociação de prazos com os clientes e assim coordenar as unidades para prováveis atrasos ou adiantamentos. Por isso, essa é uma parte importante do processo, já que resulta em maior eficácia do processo e garante a satisfação dos clientes.
2 – Desempenho dos motoristas
A partir do rastreamento de cargas também é possível mensurar o desempenho dos motoristas. Por exemplo, verificar atividades paradas não programadas e desvio de rotas e assim entender porque isso ocorreu e com que frequência.
Em função disso, os gestores identificam quais os motoristas necessitam de treinamentos, direção defensiva e outras instruções, principalmente a fim de evitar incidentes relacionados à má condução.
3 – Tomada de decisão
Outro ponto relevante quando o assunto é o sistema de rastreio de cargas refere-se à tomada de decisão. Pois pode-se utilizar como base para acompanhar indicadores e realizar análises que irão auxiliar na elaboração de novas estratégias.
Neste contexto, avalia-se o nível de serviços de entregas, como o comprimento de rotas, desempenho de cada motorista, índices de avarias e extravios, entre outros. Por consequência, identifica quais são os pontos fracos e, em seguida, busca por soluções que ajudem a eliminar os problemas e também revejam as oportunidades de melhorias.
4 – Agilidade nas operações
De modo geral, o rastreamento de cargas conta com indicadores de falhas que notificam problemas existentes durante o percurso e disponibiliza maneiras de corrigi-los. Além do mais, dispõe de alarme de risco que emite sinais de aviso no caso de surgirem possíveis adversidades durante a viagem. Ademais, possibilita que a transportadora aja com mais exatidão em casos de trocas de veículos ou de rota, garantindo que o prazo de entrega não seja afetado.
5 – Satisfação e fidelização dos clientes
Assegurar a satisfação dos clientes é um fator crucial no setor logístico, e com a aplicação do rastreio de cargas certamente auxilia no aumento da satisfação e fidelização dos clientes. Isso porque, esta é uma estratégia utilizada visando atender os clientes mais exigentes.
Sendo assim, os clientes se sentirão mais tranquilos em relação às entregas de suas mercadorias, já que receberão mensagens atualizadas sobre o processo. Assim também, garante entregas no prazo e com maior segurança, consequentemente, garante a fidelização dos clientes que indicarão o negócio para outras pessoas.
Portanto, essas são algumas dicas que tornam o rastreamento de cargas mais eficiente, dado que a implementação deste sistema ajuda as transportadoras a garantir mais segurança, agilidade e qualidade nos serviços prestados.