Quando falamos em transporte de cargas, nos referimos ao serviço de entrega de mercadorias a um determinado destino, seja para o cliente, parceiro ou consumidor final. O qual faz parte das atividades logística, e por isso, é primordial realizar um bom planejamento, a fim de minimizar custos e cumprir os prazos estimados.
Assim também, para que o transporte possa ser feito corretamente é necessário organizar todas as etapas e entender o tipo de carga que será entregue. Além do mais, é preciso certificar que todas as normas de proteção e qualidade exigidas pelos órgãos competentes estão sendo cumpridas.
Como funciona o transporte de cargas
A saber, o transporte de cargas costuma funcionar de modo diferente conforme cada tipo de carga, embora exista algumas etapas padrões. Desse modo, as etapas padrões são:
Escolha do transporte
Primordialmente, deve-se primeiro escolher o transporte adequado para realizar a entrega. Por esse motivo, antes é preciso analisar alguns fatores, como tipo de carga, destino, prazo de entrega, para então definir qual será o melhor transporte.
Manutenção dos veículos
Após escolha do transporte, a próxima etapa é verificar se o veículo encontra-se adequado para a viagem. Com isso, realiza-se a manutenção preventiva e verifica se todas as peças estão funcionando corretamente.
Emissão de documentos
Por conseguinte, emite-se os documentos, uma vez que, o motorista só pode realizar as entregas com a nota fiscal do produto em mãos e autorização da operação.
Planejamento de rotas
O planejamento de rotas é crucial para definir o trajeto de entrega mais rápido e seguro. Buscando garantir que as mesmas sejam feitas dentro do prazo e com custos reduzidos.
Coletas de mercadorias e conferência
A coleta e a conferência de mercadorias tem como objetivo identificar a quantidade de itens e realizar seus registros. Assim, evita-se que sejam entregues mercadorias com danos.
Descarregamento
Por fim, as mercadorias são retiradas do veículo para entregas, porém, é necessário fazer a conferência dos produtos a fim de verificar se estão em perfeitas condições.
Tipos de transporte de cargas
Em geral, o transporte de cargas pode ser dividido em diferentes tipos, entre os principais estão:
Cargas gerais – As cargas gerais tratam-se daquelas que são realizadas por meio de caminhões ou veículos próprios.
Encomendas – Esse serviço funciona a partir de uma encomenda que precisa ser buscada em um local específico e entregar no destino no prazo estipulado.
Cargas perigosas – O transporte de cargas perigosas, refere-se a produtos que podem causar danos e que exigem o cumprimento de algumas normas.
Cargas frigoríficas – São cargas que necessitam de cuidados especiais, já que se tratam de alimentos, e por isso, precisam de armazenamento específico.
Cargas de grande porte – Utilizam veículos especiais e seguem algumas regras exigidas pelo código brasileiro de trânsito, no intuito de garantir transporte adequado.
Produtos farmacêuticos – Serviço feito apenas por empresas especializadas, com várias exigências legais por se tratar de medicamentos.
Carga completa – É quando uma empresa solicita transporte exclusivo, ou seja, será levado mercadorias de apenas um cliente.
Carga fracionada – Neste tipo de transporte, o mesmo caminhão leva produtos de vários clientes durante a mesma viagem.
As exigências do transporte de cargas
Para realizar transporte de cargas é fundamental seguir as regulamentações exigidas, ainda mais quando se trata de produtos específicos. Sendo assim, entre algumas regras e documentos gerais estão:
Registro Nacional de Transportadores Rodoviário de Cargas (RNTRC)
Registro obrigatório de responsabilidade da ANTT, o qual é necessário para quem deseja trabalhar no setor, seja como transportadora ou caminhoneiro. Além disso, é exigido por lei federal, pois tem como objetivo manter a disciplina e padronizar a prestação de serviços de transportes no país.
Seguro
Existem alguns seguros obrigatórios, como o seguro transporte nacional que é para o embarcador, o dono da carga. Este que oferece cobertura completa, incluindo roubos e furtos. Já o outro seguro refere-se a Responsabilidade Civil do Transportador Rodoviário de Carga, de responsabilidade da transportadora, porém possui menos cobertura, como por exemplo, colisões e capotamentos.
CIOT
Sigla para Código Identificador da Operação de Transportes, trata-se de um código obtido por meio do cadastramento da operação de transporte no sistema da ANTT. Sua funcionalidade é regulamentar o embolso do frete ao prestador de serviço.
Portanto, essas são algumas das informações mais importantes relacionadas ao transporte de cargas, os quais explicam como esta atividade funciona e seus principais pontos. E a Paethus disponibiliza o serviço de transporte de cargas com qualidade, pontualidade e segurança.