Certamente já deve ter ouvido falar em inteligência artificial? O qual também é conhecido pela sigla IA. Mas que tal esse termo na logística? De fato, isso é possível e tem se tornado cada vez mais presente nas transportadoras.
Assim sendo, trata-se de uma poderosa ferramenta que pode auxiliar a melhorar a eficiência e qualidade das operações logísticas. Com a aplicação da inteligência artificial na logística proporciona diversas mudanças, vantagens competitivas, aumento da rentabilidade, entre outros.
Posto isso, para que possa entender melhor, explicaremos mais sobre a inteligência artificial na logística e suas aplicações. Acompanhe a seguir e fique por dentro!
Afinal, o que é inteligência artificial na logística?
A inteligência artificial é basicamente o conceito de tecnologias com habilidade de pensar e agir igual a seres humanos. E na questão da logística, é uma forma de diminuir os trabalhos repetitivos diários das operações, aumentar o desempenho e melhorar os resultados finais, incluindo os financeiros.
Ou seja, é uma maneira de otimizar os processos de armazenagem, transporte, gestão de frotas, monitoramento de motoristas, entre outros. Além do mais, é possível capturar, armazenar e analisar grandes quantidades de dados e transformar em soluções eficientes.
Aplicações da inteligência artificial na logística
A saber, as aplicações de inteligência artificial na logística estão ainda em desenvolvimento, sendo previsto atingir sua potência máxima nos próximos anos. Contudo, já existem algumas práticas consolidadas no setor, como:
Previsão de tendência de consumo: É utilizado o big data para fins logísticos, a fim de cruzar informações dos clientes e emitir deduções sobre a intenção de consumo dos usuários. Assim, há possibilidade de prever o comportamento da demanda, com intenção de minimizar desperdícios de recursos.
Automatização no armazenamento: Os armazéns automáticos são importantíssimos quando o assunto é IA na logística. A partir disso são combinados dois sistemas cruciais: a robótica aplicada ao armazém e o software de gerenciamento. Os quais realizam transporte e a colocação dos produtos de forma autônoma.
Rotas eficientes: Para simplificar ainda mais o processo logístico com IA, são adotados a gestão de deslocamentos intralogísticos, e a gestão de frotas de transporte de mercadorias. O primeiro trata-se do gerenciamento dos armazéns, já o segundo traça rotas mais adequadas, sendo que os dois são realizados por meio de softwares.
Controle da cadeia de suprimentos: Com a automatização das operações, é permitido aprimorar toda cadeia de suprimentos. Por isso, garante a manutenção de inventário em tempo real, emissão de ordens de abastecimento, rastreamento, dentre outros.
Vantagens da IA
Primordialmente, a inteligência artificial contribui com diversas vantagens no setor logístico, e por existir atualização constante, sempre surgem novos benefícios. Veja e entenda:
Otimiza a tomada de decisão – Com o uso do softwares facilita a análise de dados resultando em maior assertividade nas buscas das melhores soluções, além de reduzir as chances de erros.
Redução de gastos – A otimização nas tomadas de decisão resulta também em outros benefícios como a redução de custos. Isso ocorre porque os sistemas da IA permitem que haja menos gastos.
Aumento da produtividade – Além desses benefícios, consequentemente puxam outros, como o aumento da produtividade da empresa. Já que as operações tornam-se padronizadas, de acordo com os objetivos do negócio.
Satisfação dos clientes – Desta forma, todas essas e outras vantagens tem como resultado principal a maior satisfação dos clientes. Ou seja, essa é prioridade, pois assegura o bom relacionamento, além de fidelizá-los.
Portanto, a inteligência artificial na logística certamente em pouco tempo se tornará algo primordial nos processos diários das transportadoras. Visto que sua aplicação garante benefícios, otimiza e automatiza as operações.